sábado, 22 de setembro de 2007

A Libertação pelo Conhecimento: uma análise científica da corrupção humana

Saiba por que a humanidade está se destruindo.

Autor(a): Norberto R. Keppe
2 ed. -São Paulo -
Proton Editora Ltda. www.editoraproton.com.br- 2001 (323 p.)
ISBN: 0-939019-16-7


Resumo da apresentação do autor: Este livro foi escrito na França durante o período de comemoração aos 200 anos da Revolução Francesa, que havia colocado a razão em plano semelhante ao da revelação - ou mesmo superior, conforme a orientação aristotélico-tomista.

Em minhas descobertas, eu poderia dizer que seria uma posição idêntica - uma espécie de revelação também no plano racional. O chamado Iluminismo foi o último brado de alerta sobre a importância fundamental da existência da razão na sociedade humana, ao lado do sentimento (amor) que é o aspecto da revelação (fé), é por este motivo que falei no capítulo I da primeira parte que A Humanidade Não Chegou Ainda na Idade da Razão.

É importante o leitor prestar bem atenção na segunda parte do livro: quando eu abordo os problemas levantados pelas emoções, eu me refiro aqui aos sentimentos decontrolados (inveja, ódio, rancor) que impedem que o verdadeiro racionício funcione - e não ao amor, que é a base de todo o equilíbrio e da própria existência da razão.

http://www.bvs-psi.org.br/psilivros/us_resenha.asp?id_livro=564
Biblioteca Virtual IP-USP


Deixe seu comentário ou sugestão
lourdesmoraisstop@yahoo.com.br

Nenhum comentário: